sexta-feira, 25 de julho de 2008

Você sabe a diferença entre diet, light e zero?

As gôndolas dos supermercados estão repletas com produtos diet, light e zero. Eles estão substituindo com sucesso as versões tradicionais de pães, sucos, refrigerantes, leites, iogurtes, biscoitos, massas, comidas congeladas, chocolates, barras de cereal, margarinas, geléias, queijos, salgadinhos e muitas outras opções. Agradam, principalmente, a nova geração de consumidores preocupados em manter a boa forma. Mas a dúvida que paira no ar é como escolher entre um e outro?

Entendendo as diferenças

Diet - Seu papel é restringir algum componente nutricional como o açúcar, a gordura, sal ou proteína e não necessariamente calorias. É indicado para pessoas que possuem restrições alimentares a algumas substâncias, como os diabéticos e hipertensos.

Light - Reduzem em até 25% ingredientes como gorduras, açúcares, colesterol, entre outros, oferecendo menos calorias que os convencionais.

Zero - Como o diet, restringe um elemento. A diferença é que sua função principal é reduzir as calorias.

Observe o rótulo

Não é porque o produto possui baixas calorias que devemos consumi-lo à vontade, principalmente se em sua fórmula permanecem substâncias que prejudicam a boa forma e a saúde. Veja alguns exemplos:

- o chocolate diet reduz o açúcar, mas acrescenta mais gordura na composição que a versão original.

- o refrigerante zero corta calorias, mas acrescenta sódio, principal responsável pelo inchaço.

- existem queijos que perdem calorias, mas continuam contendo sal.

E por aí vai. Por isso, aproveite as mudanças com moderação, mas mantenha os olhos bem abertos para as propagandas enganosas.

Nenhum comentário: