domingo, 27 de julho de 2008

Mãos na moda

Neste inverno, os tons escuros predominam nas unhas. Para se manter antenada e desfilar um look impecável, acompanhe as dicas das especialistas e os lançamentos do mercado

ANNAMARIA AGLIO
FOTOS: DADO GÓES E FABIO MANGABEIRA (STILLS)

Se antes os esmaltes quase não se destacavam numa produção, hoje eles atingiram o patamar de acessórios. “Nos últimos 4 anos, as mulheres passaram a brincar mais com as cores”, comenta Patrícia Porta, coordenadora do Clube das Manicures Impala. E opções para uma moda divertida não faltam. Para a temporada outono–inverno, as experts no assunto apostam nos tradicionais vinhos. “Diferentemente do que aconteceu no ano passado, eles não puxam tanto para o preto e sim para o roxo e o azul, como o fúcsia e o ameixa”, explica Patrícia. Mais uma novidade: “Os esmaltes têm pigmentos cintilantes que, ao receberem luz, refletem um brilho superbonito”, revela a técnica de unhas Alexsandra Sala. E você pode apostar na versão luminosa ou cremosa. As duas estão em alta e agradam a todos os estilos de mulher. “A mais clássica prefere o esmalte sem brilho. Já a romântica aposta no cintilante e uma camada de cremoso por cima. A moderna não tem dúvidas: cintilante sobre o fosco”, detalha Alexsandra. Mas antes de aderir aos vinhos da vez, lembre-se de que as tonalidades escuras destacam as mãos. Por isso, mantenha unhas e cutículas delineadas e hidratadas. Outra recomendação é o cuidado com batidas e uso de produtos à base de álcool, que danificam o esmalte. A seguir, tudo para você atualizar a sua maleta.


mata-borrão
Para limpar o esmalte escuro sem grandes dificuldades, aposte no óleo secante. Uma das dicas de Patrícia Porta é: depois de passar a base, aplique o produto nos cantinhos e nas cutículas, pinte e limpe o excesso com o palito. Pronto! Já para retirar o esmalte velho, passe o óleo secante sobre ele e, depois, algodão umedecido em removedor. A técnica Alexsandra Sala tem outro truque: “Coloque sobre a unha um pedacinho de algodão com removedor. Gire-o em círculos (sem levantar) e puxe em direção à ponta dos dedos, evitando manchar a pele”.



Não é só a pele que precisa de reforço. Aproveite o intervalo entre uma esmaltação e outra para nutrir e cuidar da aparência das unhas e cutículas. “Após remover o esmalte, passe um hidratante específico. Em seguida, lixe e dê polimento”, ensina Patrícia Porta. Assim você agüenta alguns dias sem esmaltar. “Uma boa hidratação evita cutículas ressecadas, que trincam e ficam doloridas. Faça massagens circulares com o creme (não esqueça das mãos!) e aplique oléo de cravo, pelo menos uma vez por semana”, indica Alexsandra Sala.



acerte o passo
Cuidados que garantem garras mais que afiadas

1. Base é básico. Nunca a dispense antes da aplicação do esmalte, pois ela garante proteção.

2. Fuja da acetona. Ela resseca e deixa a unha menos compacta. Prefira o removedor de esmaltes.

3. Limpe as pontas. Isso mesmo: passe o palito na ponta até aparecer um fiozinho branco, para evitar que a pintura descasque rapidamente.

4. Vá de verniz. Especial para unhas, aumenta o brilho e a fixação da cor. Use após esmaltar.

5. Dê um tempo. Quando se usa esmaltes escuros sem dar um intervalo, as unhas se tornam mais porosas, acabam absorvendo os pigmentos e ficando manchadas. Assim, é importante deixá-las uns 3 dias ao natural.

carta de vinhos
Cremoso ou cintilante? Mais claro ou bem escuro? Tem para todos os gostos. Escolha aqui o seu vidrinho

Nenhum comentário: