quarta-feira, 23 de julho de 2008

21 verdades sobre depilação


1 Faz mal usar lâmina?
É a técnica mais indicada para os pêlos que encravam. Custa pouco, mas os pêlos crescem mais rápido e pessoas com alergia a níquel não podem utilizá-la. 2 Que cuidados preciso ter com a lâmina?
As lâminas devem estar limpas e novas para evitar machucados ou irritações. Vale amolecer um pouco os pêlos com cremes ou água quente. E cuidado para não se cortar. 3 A lâmina engrossa os pêlos?
Não. A dermatologista Shirley Borelli diz que a lâmina não arranca o pêlo pela raiz. Ela o corta em sua parte mais grossa e ele cresce a partir daí. Por isso, o toque é mais áspero. 4 Como funciona o CREME DEPILATÓRIO?
Atua quimicamente sobre o pêlo, que amolece e é eliminado. É prático: basta passar, deixar alguns minutos e remover tudo com água. Mas pode causar alergia. 6 O APARELHO ELÉTRICO tem contra-indicação?
Não pode ser usado em peles machucadas, irritadas ou que foram expostas ao sol. O aparelho à base de cera não é indicado para o rosto, que é mais sensível ao calor. 7 O que é mais eficiente: o aparelho elétrico ou a lâmina?
São bem similares, mas o aparelho elétrico agride menos a pele. A lâmina, por seu formato e leveza, pode ser movimentada para todos os lados e pode provocar machucados.

8 Como é o método ROLL-ON?
A cera é esquentada num aparelho, aplicada e removida com um tecido. É rápido e menos dolorido que a cera fria. A depiladora Cícera de Souza, do salão Haji, em São Paulo, diz que é o mais indicado para depilar as pernas, porque extrai o pêlo desde a raiz, durando mais. Não é bom para pêlo encravado, porque a forma de arrancar é mais agressiva: pode obstruir e inflamar os poros. 9 Como se usa CERA FRIA?
Ela é colocada em papel celofane e colada na região a ser depilada. Recomenda-se para mulheres sensíveis ao calor. "Por não ter uma fonte de calor para dilatar os poros, é mais dolorida. Em contrapartida, evita pêlos encravados", diz Alexandra Bononi, dermatologista da rede de salões Jacques Janine. 10 E a CERA QUENTE?
Arranca o pêlo com facilidade e tem substâncias que tratam a pele, como o mel (hidratante natural), algas (efeito calmante) ou azuleno (evita pêlos encravados). Há o risco de causar queimaduras, irritação, encravamento freqüente e contaminação por ceras reutilizadas. 11 Depilar a sobrancelha com cera quente provoca flacidez?
Sim. "Retire os pêlos com pinça, já que a pele é muito delicada", orienta a especialista Alexandra Bononi. 12 Cera quente no buço pode provocar manchas?
Sim, já que essa é uma região muito pigmentada. "Após a depilação, passe um creme que contenha aloe vera ou azuleno, e filtro solar por 3 dias", diz a dermatologista. 13 A cera quente estimula varizes ou pequenos vasos?
Varizes, não. Já quem tem tendência a vasinhos deve evitar a cera quente. Os vasos são sensíveis à dilatação que o calor provoca. 14 Por que após a depilação aparecem espinhas?
Não são espinhas. São foliculites, inflamações na saída do pêlo. São provocadas principalmente por pêlos encravados. Sob orientação médica, são tratadas com antiinflamatório ou cremes com antibióticos. 15 Como evitar pêlos encravados?
"Depois de depilar, nunca use hidratante ou talco, que 'tampam' os poros. Resultado: pêlo encravado. Após a depilação, limpe o excesso com removedor de cera e use gel calmante. Somente no dia seguinte utilize hidratante", explica a dermatologista Mirian Carvalho. 16 Como devo preparar a pele antes de depilar?
Na véspera, aplique esfoliante e não use óleos. No dia, faça a depilação com a pele limpa e livre de produtos que contenham álcool. Isso evita infecções e pêlos encravados. 17 E após a depilação?
Use água e sabonete neutro. Depois, aplique creme ou gel à base de calêndula ou camomila para amenizar irritações. Para prevenir pêlos encravados, use gel com azuleno. Estão proibidos talco, antiinflamatórios, álcool e perfumes. 18 Por que dói mais depilar na TPM e no período menstrual?
As alterações hormonais deixam o corpo mais fragilizado. 19 Qual é o melhor método para pele sensível?
É o a laser. Se não for possível, use cremes depilatórios. 20 Como funciona o LASER?
O aparelho emite uma luz que identifica um ponto escuro na pele, que é a base do pêlo, e age sobre ele. "Se o laser não for aplicado por um profissional, pode causar cicatrizes, queimaduras e manchas", alerta o dermatologista Ygor Moura. 21 A laser é definitiva?
A eliminação é definitiva. "Alguns pêlos podem reaparecer em casos de distúrbios hormonais, em áreas como o rosto, os seios e a barriga", esclarece o dermatologista. 4 lembretes!
• No buço, faça um lado de cada vez e aplique gelo depois.
• Na perna, divida a aplicação em pequenas partes.
• Só exponha as áreas depiladas ao sol 24 horas após o tratamento. O limão, usado por exemplo na cera de mel, sob o sol mancha a pele.
• Em média, os pêlos voltam a crescer por volta do 20o dia a partir do dia da depilação.
Receita da cera de mel
Fórmula suave, indicada para regiões sensíveis como o buço, as axilas e a virilha, além das outras partes do corpo Você precisa de:
• 1 kg de açúcar
• 3 limões
• 1 colher (sobremesa) de mel Modo de preparo
Esprema os limões. Junte ao suco o açúcar e o mel.
Derreta a mistura em fogo baixo, mexendo por 20 minutos. Como aplicar
1. Lave o local a ser depilado com água fria e sabonete.
2. Seque bem a região.
3. Aplique a cera, espalhando-a com uma espátula de madeira. Ela deve estar morna, em temperatura tolerável. Nem quente, que queima; nem fria, que endurece.
4. Com uma fita TNT (ou um pedaço de tecido firme, como o jeans) puxe de uma vez.
5. Lave com água e sabonete neutro para tirar o excesso de cera.
6. Passe hidratante ou gel à base de azuleno, calêndula ou camomila, para evitar irritações. 2

Nenhum comentário: